RapiDicas - Explorando e Aprendendo
Veja também: Explorando e Aprendendo | Vamos Ler + | Sou Balada

Últimas atualizações do Explorando e Aprendendo

2007-08-08

Baixe arquivos via Bittorrent direto pelo navegador

Você precisa baixar aquele arquivo, mas só está disponível via BitTorrent? Dependendo de onde você estiver, a coisa fica complicada. Ou você não pode instalar programas (como em escolas, algumas lan houses, no trabalho) ou não conhece, ou simplesmente não quer usar um programa para baixar arquivos da rede BitTorrent. Alguns sites fornecem seus downloads via BitTorrent, ou seja, algumas pessoas precisam baixar arquivos dessa forma mesmo que não queiram baixar músicas e programas, como a maioria faz.

O navegador Opera permite baixar torrents faz tempo, basta colar a URL do arquivo .torrent na barra de endereços, que ele exibe a janela de salvamento. Mas mesmo assim, para quem não usa o Opera e precisa baixar torrents esporadicamente...

Um novo site interessante surgiu recentemente: Bitlet.org. O objetivo? Simplesmente baixar torrents! Veja:



Basta colar a URL do arquivo .torrent no campo e clicar em Download. Uma janelinha será aberta, indicando o progresso e claro, perguntando onde salvar. É possível até continuar downloads interrompidos, como consta na FAQ do site, basta mandar salvar com o mesmo nome do "pedaço" que você já tiver baixado.

Num primeiro momento, dá a entender que o site baixa o arquivo no servidor deles, e depois o transfere via HTTP. Mas não, existe na verdade um cliente, escrito em Java. Claro, para que funcione, você deve ter instalado no seu navegador a Máquina Virtual Java (Java Virtual Machine), da Sun.

Para mantenedores de arquivos via BitTorrent, ele permite a criação de um link direto para os usuários baixarem seus arquivos.

Claro que não substitui um cliente completo, mas para downloadas esporádicos vale a pena:

http://www.bitlet.org

Download grátis de música eletrônica no Sou Balada

Textos e poesias mais recentes do Vamos Ler +