RapiDicas - Explorando e Aprendendo
Veja também: Explorando e Aprendendo | Vamos Ler + | Sou Balada

Últimas atualizações do Explorando e Aprendendo

2007-12-12

Dicas de firewalls gratuitos para Windows

Dicas de firewalls gratuitos para Windows

por Marcos Elias

Publicado também no GdH

O site PC World Brasil publicou um artigo sobre firewall, indicando seis opções gratuitas para Windows. Antes de dar o link, vamos a algumas notas minhas.

Muita gente sabe que usar um firewall é de extrema importância, seja em que sistema operacional for. Ele é um programa que controla o que entra e o que sai da sua máquina pela Internet, pedindo sua autorização, perguntando se você deixa tal programa acessar ou não a rede. Como de praxe, sempre negue acesso para programas desconhecidos ou que não tenham necessidade de se conectar à Internet.

O Windows XP SP2 tem uma porcaria que se chama firewall integrado. E o Vista idem. Porque "porcaria"? Simples. Não é uma crítica minha, pessoal à MS, mas sim à forma como ela faz propaganda dos seus firewalls embutidos no sistema. Um firewall de verdade deve barrar as tentativas de conexões que os programas pedem. No Windows XP SP2, ele só bloqueia conexões de entrada, e no Vista bloqueia algumas de saída também. Porém, em nenhum caso ele é eficiente. Uma que qualquer arquivo do Windows pode acessar a Internet, ele não oferece facilmente bloqueio para as aplicações do sistema, caso você não queira, por exemplo, que o sistema atualize o mecanismo das atualizações automáticas - mesmo que o recurso de atualização automática esteja desativado.

O ponto grave do firewall do Windows é que ele não pára os programas que você inicializa (e/ou os que se inicializam automaticamente com a sua conta de usuário), e que pedem para entrar na Internet. Se você baixar um programa e nele vier um keylogger ou spyware qualquer embutido, que se configurar para ser iniciado sempre junto com o PC, esse programa vai enviar seus dados para a Internet. E o Windows não o notificará! Um firewall de verdade deveria notificar. Veja que quando você tem um firewall, e abre um novo navegador, ele pergunta se você permite que esse navegador acesse a web - claro, você deverá dizer que sim, mas pelo menos você tem consciência de que poderia negar, caso fosse um programa que você não autorizou. Sem um firewall de terceiros, ao abrir um novo navegador, o Windows não mostra nada, concedendo acesso direto à Internet. Isso lá é firewall?!

O firewall do Windows serve para bloquear basicamente conexões de entrada, onde alguns programas tentam ficar escutando em determinadas portas - o que pode abrir brechas para invasão. Beleza, mas muitas invasões hoje em dia, e roubo de dados, são feitos por programas que apenas usam conexões de saída, como os keyloggers, se conectando à internet para enviar dados seus para algum lugar - e não para receber comandos de um operador à distância. É comum o uso de programas suspeitos que fornecem recursos maravilhosos, mas que em troca instalam presentinhos. Presentinhos esses que podem roubar seus dados, usando basicamente sua conexão. Bloqueando, o programa funciona (desde que não dependa da web), mas não envia nada para ninguém. Fique de olho aberto, recomendo desativar o firewall do Windows e instalar um de terceiros imediatamente. A MS faz uma propaganda do firewall que ilude apenas, só para dizer que essas versões do Windows são mais completas do que as anteriores, e trazendo uma falsa idéia de segurança e proteção para os usuários.

Nesse artigo do PC World você pode comparar melhor algumas soluções gratuitas, destacando o Comodo Personal e o Zone Alarm.

Veja aqui a análise do PC World

Download grátis de música eletrônica no Sou Balada

Textos e poesias mais recentes do Vamos Ler +